terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os Melhores da TV 2012 - Ficção


Vem tarde, mas chega o momento de falar dos melhores (atores e produtos) na área da ficção nacional no ano de 2012.

Melhor Novela: REMÉDIO SANTO [TVI]
Foi diferente em Portugal no que toca à temática que abordou. António Barreira, o autor, trouxe ao público o mundo de santos e diabos, numa guerra entre o bem e o mal. Mereceu ser nomeada para um Emmy, mas infelizmente não o conseguiu vencer. Ainda assim foi uma novela muito bem escrita e que, de alguma forma, marcou a ficção da TVI.
Melhor Genérico: DOCE TENTAÇÃO [TVI]
Ao contrário da novela em si, o genérico de ‘Doce Tentação’, está muito bom. Está muito original, bem conseguido e sobretudo passa claramente a história da novela.

Melhor Actor Principal: LUÍS ESPARTEIRO [LOUCO AMOR, TVI]
Fez mais um vilão e fê-lo muito bem. Aliás tem sido assim nos últimos tempos, mas parece que é realmente uma coisa em que Luís Esparteiro sai muito bem. A carga que ele imprime aos seus vilões dão-lhes um carácter realista.

Melhor Actriz Principal: SOFIA RIBEIRO [DOCE TENTAÇÃO, TVI]
Foi uma das almas da novela e a melhor personagem que a atriz já teve na sua carreira. Independentemente da sua história, a “Francisca” de ‘Doce Tentação’ era uma personagem forte, e Sofia Ribeiro desempenhou-a muito bem, desde a forma de falar, à postura e às suas obsessões.

2º Lugar: RITA PEREIRA [REMÉDIO SANTO, TVI]
Viveu a sua primeira vilã e surpreendeu. Conseguiu, a par da Soraia nos 'Morangos', a melhor personagem da carreira e provou que é capaz de fazer melhor do que papeis insonsos.


Melhor Actor Secundário: PEDRO CARVALHO [REMÉDIO SANTO, TVI]
Uma personagem muito rica e que foi sofrendo uma evolução interessante ao longo da novela. Pedro Carvalho desempenho impecavelmente o pastor que falhava no português mas que demonstrava uma grande preocupação para com os amigos. Uma das melhores personagens da sua carreira.

Melhor Actriz Secundária: PAULA NEVES [DOCE TENTAÇÃO, TVI]
Um desempenho simplesmente excecional da atriz, que tem aqui uma das melhores personagens da carreira. A Augusta em si era uma personagem muito interessante, mas Paula Neves consegui dar-lhe um toque muito especial, com trejeitos muito engraçados.
Revelação na Representação: LOURENÇO ORTIGÃO
Foi dos protagonistas masculinos dos 'Morangos' mais criticado. E a verdade é que mostrou pouco na série juvenil. Mas, apesar de todas as críticas, Lourenço Ortigão foi chamado para o elenco de 'Remédio Santo', para interpretar uma personagem bem mais rica, um rapaz surdo. E fê-lo, para surpresa de todos, muito bem, revelando-se uma agradável surpresa. Ainda em 2012, Ortigão podia ser visto na novela 'Doida por Ti', mais uma vez num registo diferente: o cómico. E voltou a mostrar evolução e a surpreender.
2º Lugar: JOANA RIBEIRO
Descoberta num casting da SIC, Joana Ribeiro tinha a difícil tarefa de interpretar a protagonista do remake português de 'Dancin' Days'. Apenas uma personagem é pouco para se poder avaliar de forma justa, mas parece ter sido uma boa descoberta, porque tem estado muito bem no papel de Mariana.