terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os Melhores da TV 2012 - Ficção


Vem tarde, mas chega o momento de falar dos melhores (atores e produtos) na área da ficção nacional no ano de 2012.

Melhor Novela: REMÉDIO SANTO [TVI]
Foi diferente em Portugal no que toca à temática que abordou. António Barreira, o autor, trouxe ao público o mundo de santos e diabos, numa guerra entre o bem e o mal. Mereceu ser nomeada para um Emmy, mas infelizmente não o conseguiu vencer. Ainda assim foi uma novela muito bem escrita e que, de alguma forma, marcou a ficção da TVI.
Melhor Genérico: DOCE TENTAÇÃO [TVI]
Ao contrário da novela em si, o genérico de ‘Doce Tentação’, está muito bom. Está muito original, bem conseguido e sobretudo passa claramente a história da novela.

Melhor Actor Principal: LUÍS ESPARTEIRO [LOUCO AMOR, TVI]
Fez mais um vilão e fê-lo muito bem. Aliás tem sido assim nos últimos tempos, mas parece que é realmente uma coisa em que Luís Esparteiro sai muito bem. A carga que ele imprime aos seus vilões dão-lhes um carácter realista.

Melhor Actriz Principal: SOFIA RIBEIRO [DOCE TENTAÇÃO, TVI]
Foi uma das almas da novela e a melhor personagem que a atriz já teve na sua carreira. Independentemente da sua história, a “Francisca” de ‘Doce Tentação’ era uma personagem forte, e Sofia Ribeiro desempenhou-a muito bem, desde a forma de falar, à postura e às suas obsessões.

2º Lugar: RITA PEREIRA [REMÉDIO SANTO, TVI]
Viveu a sua primeira vilã e surpreendeu. Conseguiu, a par da Soraia nos 'Morangos', a melhor personagem da carreira e provou que é capaz de fazer melhor do que papeis insonsos.


Melhor Actor Secundário: PEDRO CARVALHO [REMÉDIO SANTO, TVI]
Uma personagem muito rica e que foi sofrendo uma evolução interessante ao longo da novela. Pedro Carvalho desempenho impecavelmente o pastor que falhava no português mas que demonstrava uma grande preocupação para com os amigos. Uma das melhores personagens da sua carreira.

Melhor Actriz Secundária: PAULA NEVES [DOCE TENTAÇÃO, TVI]
Um desempenho simplesmente excecional da atriz, que tem aqui uma das melhores personagens da carreira. A Augusta em si era uma personagem muito interessante, mas Paula Neves consegui dar-lhe um toque muito especial, com trejeitos muito engraçados.
Revelação na Representação: LOURENÇO ORTIGÃO
Foi dos protagonistas masculinos dos 'Morangos' mais criticado. E a verdade é que mostrou pouco na série juvenil. Mas, apesar de todas as críticas, Lourenço Ortigão foi chamado para o elenco de 'Remédio Santo', para interpretar uma personagem bem mais rica, um rapaz surdo. E fê-lo, para surpresa de todos, muito bem, revelando-se uma agradável surpresa. Ainda em 2012, Ortigão podia ser visto na novela 'Doida por Ti', mais uma vez num registo diferente: o cómico. E voltou a mostrar evolução e a surpreender.
2º Lugar: JOANA RIBEIRO
Descoberta num casting da SIC, Joana Ribeiro tinha a difícil tarefa de interpretar a protagonista do remake português de 'Dancin' Days'. Apenas uma personagem é pouco para se poder avaliar de forma justa, mas parece ter sido uma boa descoberta, porque tem estado muito bem no papel de Mariana.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Os Melhores da TV 2012 - Entretenimento


Esta semana elejo os que foram para mim os melhores programas e apresentadores de entretenimento em 2012 na televisão portuguesa.

Melhor Programa de Entretenimento: A TUA CARA NÃO ME É ESTRANHA [TVI]
Foi um novo programa que chegou à televisão portuguesa e que surpreendeu quando poucos esperavam, conquistando resultados que há muito não se viam. O sucesso do programa tem 3 alicerces: a melhor dupla de apresentadores, um júri divertido e um grupo de famosos talentosos e carismáticos.

2º Lugar: CASA DOS SEGREDOS 3 [TVI]
É considerado um programa oco e tudo mais, mas a verdade é que é um formato que faz os portugueses seguirem durante 3 meses a vida de duas dezenas de desconhecidos, desconhecidos esses com quem os portugueses passam a lidar e com quem ganham empatia. Pode gerar sorrisos, choro, revolta, polémica, mas sobretudo gera audiências.

Melhor Talk-Show: VOCÊ NA TV! [TVI]
Quando pensamos que já vimos de tudo neste programa, enganamo-nos. Continua a surpreender, a ser diferente, irreverente e livre. Nele fala-se de tudo, de várias maneiras e sempre com novas (e malucas) ideias  a surgirem pela mão dos apresentadores.

Melhor Programa de Humor: ESTADO DE GRAÇA [RTP1]
O programa serve para fazer uma caricatura do nosso país. É muitas vezes exagerado, sim, mas vale pelos atores que tem. Não é o melhor programa de sketchs humorísticos, mas é o único atualmente na televisão portuguesa, e faz sempre falta.

Melhor Apresentador: MANUEL LUÍS GOUCHA [TVI]
Deu a cara pelo sucesso 'A Tua Cara Não Me é Estranha' e reinventa-se todas as manhãs de segunda a sexta. É versátil, conseguindo estar muito bem nos diferentes momentos que os programas pedem: mais sério ou mais divertido.

Melhor Apresentadora: CRISTINA FERREIRA [TVI]
Voltou a conquistar as noites com 'A Tua Cara Não Me é Estranha' depois de já o ter feito em 'Uma Canção Para Ti'. De manhã, no 'Você na TV', continua a ser uma diversão, sem pudores em falar como quer e do que quer.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Os Melhores da TV 2012 - Informação

Nestes últimos 3 fins-de-semana de Janeiro, irei eleger quais foram para mim os melhores programas e profissionais da televisão portuguesa no ano de 2012.

Existem três áreas (Informação, Entretenimento e Ficção) e dentro destas há várias categorias. Em alguns casos, não direi só o vencedor mas também os programas/pessoas que ficaram logo atrás e também merecem destaque (numa espécie de ranking).

Esta semana começo pela Informação.

Melhor Programa/Rubrica de Informação: MOMENTOS DE MUDANÇA [SIC]
Um programa muito bem conseguido, com histórias bastante interessantes, numa mistura de informação e documentário. Diferente do que há/não há na concorrência, este programa foi uma boa aposta do canal, retribuído com boas audiências.

Melhor Jornalista Masculino: JOSÉ ALBERTO CARVALHO [TVI]
Deu um pequeno salto na carreira com a entrada na TVI e conseguiu devolver integridade à informação do canal. Além disto, fez um bom trabalho na reabilitação da TVI24, que vai mostrando resultados aproximando-se dos concorrentes RTP Informação e SIC Notícias.

Melhor Jornalista Feminina: JUDITE SOUSA [TVI]
Como a própria diz, reinventou-se na TVI. Não deixou as entrevistas e regressou bem como pivô de noticiários. Além do trabalho na generalista, conseguiu o bom programa da TVI24 ‘Olhos nos Olhos’.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Simples e agradável...

A TVI Ficção, novo canal por cabo da TVI, estreou a 15 de Outubro de 2012 e, entre outros programas próprios, há 1 que se destaca. É nada mais nada menos que 'Face to F@ce', um programa de entrevistas com a apresentação de Felipa Garnel.

As comparações com 'Alta Definição' podem surgir e, apesar deste ser um formato diferente, os dois programas têm um ponto em comum: a simplicidade das conversas intimistas com os convidados pautam a qualidade do programa.

'Face to F@ce' assenta numa conversa com atores e autores, em que estes revisitam momentos da sua carreira e da sua vida pessoal. Além da conversa, os convidados são surpreendidos por amigos e/ou familiares, quer no estúdio quer através de videos com mensagens especiais, e têm ainda uma mini-consulta com a Mãe Paula, que lança búzios.

Quanto à apresentadora, nunca tinha visto o trabalho de Felipa Garnel, mas neste programa está muito bem ao conduzir as entrevistas.

Apesar de estar bem no cabo sem as pressões das audiências, este era um formato que podia muito bem estar na generalista.